ESCOLA ESTADUAL “ARLINDO PORTO”
AV.GERALDINO
PORTO, 102 – CHUMBO- PATOS DE MINAS - MG
E mail : escola.305367@educacao.mg.gov.br
Projeto: “LER É
SONHAR"
1- IDENTIFICAÇAO DO PROJETO :
2-JUSTIFICATIVA:
A prática
da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um
deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.
Percebemos que no cotidiano das aulas, os
alunos apresentaram certa dificuldade na leitura, por isso perante tal situação
propusemos este projeto na tentativa de melhorar
o desenvolvimento e a integração do aluno no processo educativo, focando a
Leitura.
Em primeira instância o projeto visa
trabalhar a Leitura e a compreensão de
textos, abordando diversos gêneros textuais.
O
Projeto “LER É SONHAR" contribuirá na construção do aprendizado, no
desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades que permitirão o
desenvolvimento, através das trocas de idéias, informações, construções e
reconstruções de textos.
O estímulo à leitura tem como objetivo
a formação de leitores competentes, capazes de ler e compreender qualquer tipo
de texto com competência e só assim exercer a plena cidadania.
Esperamos a
melhora dos alunos no processo de construção e que os mesmos alcancem as
competências e habilidades necessárias de uma boa leitura e escrita.
2-OBJETIVO
GERAL:
*Despertar
no aluno a importância da leitura, interpretação e praticidade em todas as
áreas, estimulando-os para um ensino/aprendizagem seguro, capaz de construir
caminhos que facilite a resolução das mais diversas situações-problema na sua
vida, mobilizando-os sempre para a importância do ato de ler e interpretar.
3-OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
*Despertar
e incentivar o interesse pela leitura.
* Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
*Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
*Enriquecer o vocabulário.
* Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
*Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
*Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
*Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
*Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
* Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
*Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
*Enriquecer o vocabulário.
* Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
*Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
*Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
*Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
*Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
4-DESENVOLVIMENTO:
O
Projeto: ““LER É SONHAR", é uma mala que caminha pelos corredores da
escola cheia livros com diversos gêneros
textuais. Uma vez por semana vai até os alunos que são estimulados a
desenvolver suas habilidades em leitura.
5- CRONOGRAMA:
Início:
25/02/2013 à 09/12/2013
6- RESULTADOS ESPERADOS:
Ao
realizar o projeto, espera-se:
*100%
a conscientização por parte de todos os envolvidos sobre a importância do ato
de ler e interpretar;
*100%
o despertar e o interesse de ler e interpretar em qualquer área do conhecimento
de forma prazerosa;
*100%
o estímulo de todos os envolvidos para a construção de uma educação que
leia e interpretem a vida em todos os
momentos.
7-AVALIAÇÃO/ CONCLUSÃO
A
dificuldade dos nossos alunos em relação à leitura, interpretação ocasiona
dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas.
No Brasil estima-se que apenas 14% da
população com mais de 14 anos lê com regularidade, enquanto que nos Estados
Unidos chega a 50%.
Ler é um bom começo na vida de
qualquer cidadão. Além de dar prazer é um caminho que ajuda a melhorar as
pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o
mundo e a condição humana.
Durante a infância e a adolescência o
indivíduo passa por um processo de socialização. Aprende o que é certo e o que
é errado com os pais ou professores e começa a agir de acordo com o senso
comum, e a leitura favorece o desenvolvimento de ideias próprias, conceitos e valores.
Após a leitura será feito uma
avaliação escrita ou falada.
Serão observados
os descritores da Língua
Portuguesa para avaliar melhor
aprendizagem dos alunos quanto a leitura.
I-
PROCEDIMENTOS DA LEITURA
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D1
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Identificar um tema ou o sentido global de
um texto.
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D2
|
Localizar informações explícitas em um texto.
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D3
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Inferir informações implícitas em um texto.
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D5
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
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D10
|
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
|
II-IMPLICAÇÕES
DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADO NA COMPREENSÃO DO TEXTO
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D6
|
Identificar o gênero de um texto.
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D7
|
Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
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D8
|
Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não
verbal.
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|
III
-RELAÇÃO ENTRE Textos.
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D18
|
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais
opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
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D20
|
Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação
ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
|
IV-
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSO DOTEXTO
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D11
|
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no
texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
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D12
|
Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e
elementos do texto.
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D15
|
Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para sua
continuidade.
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D16
|
Estabelecer relações entre partes de um texto a partir
de mecanismos de concordância verbal e nominal.
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D19
|
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos
que compõem a narrativa.
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D14
|
Identificar a tese de um texto.
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D26
|
Estabelecer relações entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.
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D27
|
Diferenciar as partes principais das secundárias em um
texto.
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V-RELAÇÕES
ENTRE RECURSOS E EFEITOS DE SENTIDO
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D23
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Identificar os efeitos de ironia ou humor em textos.
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D28
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Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de
uma determinada palavra ou expressão.
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D21
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Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
pontuação e de outras notações.
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D25
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Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de
recursos ortográficos e morfossintáticos.
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VI-VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA
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D13
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Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o
locutor e o interlocutor de um texto.
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8-REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1-LIBANEO,
José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
2-NUNES,
Terezinha. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura. Teoria e prática. São
Paulo: Cortez, 1992.
“Ler, é
quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É
ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime,
entregá-los e comunicá-los em torno de si: um sorriso, uma voz emocionada,
olhos em que se pode ver lágrimas despontando, tudo isso é um comentário que
dura longamente. Uma fisionomia fala tanto quanto a voz.”
(Bulletin
Pédagogique du Pas-de Calais, 1907 apud: Chartier & Hébrard. p.261)
Dulcideia Damaceno de Lima Miranda
Marcos Antônio da Mata
Especialista da Educação: Neusa Moreira Camilo
Teixeira
Chumbo,18 /02/13
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