quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PROJETOS



ESCOLA ESTADUAL “ARLINDO PORTO”

AV.GERALDINO PORTO, 102 – CHUMBO- PATOS DE MINAS - MG
      E mail : escola.305367@educacao.mg.gov.br


Projeto: “LER É SONHAR"

1-  IDENTIFICAÇAO DO PROJETO :

2-JUSTIFICATIVA:

            A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo.
Percebemos que no cotidiano das aulas, os alunos apresentaram certa dificuldade na leitura, por isso perante tal situação propusemos este projeto na tentativa de melhorar o desenvolvimento e a integração do aluno no processo educativo, focando a Leitura.
            Em primeira instância o projeto visa trabalhar a Leitura e a compreensão de textos, abordando diversos gêneros textuais.
            O Projeto “LER É SONHAR" contribuirá na construção do aprendizado, no desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades que permitirão o desenvolvimento, através das trocas de idéias, informações, construções e reconstruções de textos.
O estímulo à leitura tem como objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e compreender qualquer tipo de texto com competência e só assim exercer a plena cidadania.
Esperamos a melhora dos alunos no processo de construção e que os mesmos alcancem as competências e habilidades necessárias de uma boa leitura e escrita.

2-OBJETIVO GERAL:

*Despertar no aluno a importância da leitura, interpretação e praticidade em todas as áreas, estimulando-os para um ensino/aprendizagem seguro, capaz de construir caminhos que facilite a resolução das mais diversas situações-problema na sua vida, mobilizando-os sempre para a importância do ato de ler e interpretar.

3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
* Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
*Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
*Enriquecer o vocabulário.
* Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
*Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
*Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
*Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
*Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.


 
4-DESENVOLVIMENTO:

O Projeto: ““LER É SONHAR",  é uma mala que caminha pelos corredores da escola cheia livros com diversos  gêneros textuais. Uma vez por semana vai até os alunos que são estimulados a desenvolver suas habilidades em leitura.

5- CRONOGRAMA:
Início: 25/02/2013 à 09/12/2013

6- RESULTADOS ESPERADOS:
Ao realizar o projeto, espera-se:
*100% a conscientização por parte de todos os envolvidos sobre a importância do ato de ler e interpretar;
*100% o despertar e o interesse de ler e interpretar em qualquer área do conhecimento de forma prazerosa;
*100% o estímulo de todos os envolvidos para a construção de uma educação que leia  e interpretem a vida em todos os momentos.

7-AVALIAÇÃO/ CONCLUSÃO
A dificuldade dos nossos alunos em relação à leitura, interpretação ocasiona dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas.
No Brasil estima-se que apenas 14% da população com mais de 14 anos lê com regularidade, enquanto que nos Estados Unidos chega a 50%.
Ler é um bom começo na vida de qualquer cidadão. Além de dar prazer é um caminho que ajuda a melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o mundo e a condição humana.
Durante a infância e a adolescência o indivíduo passa por um processo de socialização. Aprende o que é certo e o que é errado com os pais ou professores e começa a agir de acordo com o senso comum, e a leitura favorece o desenvolvimento de ideias próprias, conceitos e valores.

Após a leitura será feito uma avaliação escrita ou falada.

             Serão observados os descritores da Língua Portuguesa para avaliar melhor aprendizagem dos alunos quanto a leitura.

I- PROCEDIMENTOS DA LEITURA
D1
Identificar um tema ou o sentido global de um texto.
D2
Localizar informações explícitas em um texto.
D3
Inferir informações implícitas em um texto.
D5
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D10
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II-IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADO NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D6
Identificar o gênero de um texto.
D7
Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
D8
Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não verbal.

III -RELAÇÃO ENTRE Textos.
D18
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D20
Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV- COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSO DOTEXTO
D11
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D12
Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
D16
Estabelecer relações entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.
D19
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
D14
Identificar a tese de um texto.
D26
Estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D27
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
V-RELAÇÕES ENTRE RECURSOS E EFEITOS DE SENTIDO
D23
Identificar os efeitos de ironia ou humor em textos.
D28
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D21
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
D25
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI-VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D13
Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.





8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1-LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

2-NUNES, Terezinha. Dificuldades na Aprendizagem da Leitura. Teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1992.


“Ler, é quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime, entregá-los e comunicá-los em torno de si: um sorriso, uma voz emocionada, olhos em que se pode ver lágrimas despontando, tudo isso é um comentário que dura longamente. Uma fisionomia fala tanto quanto a voz.”

(Bulletin Pédagogique du Pas-de Calais, 1907 apud: Chartier & Hébrard. p.261)



Dulcideia Damaceno de Lima Miranda

Marcos Antônio da Mata


Especialista da Educação: Neusa Moreira Camilo Teixeira



Chumbo,18 /02/13

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