terça-feira, 9 de abril de 2013

SOS DENGUE além dos muros da escola

          Atualmente, as comunidades brasileiras têm sido assoladas com a dengue, uma virose causada por arbovírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes aegypiti. O clima tropical do Brasil e o descaso da população no sentido de evitar focos e criadouros do mosquito, são fatos favoráveis à reprodução deste vetor. Assim a dengue tornou-se um problema de saúde publica, uma vez que no período chuvoso ocorrem surtos da doença provocando epidemia.
      Diante do risco, que a dengue representa; a conscientização da comunidade escolar quanto à importância para a prevenção torna-se pertinente.
O Projeto SOS Dengue já vem sendo desenvolvido há vários anos na escola e neste ano com a proliferação da DENGUE,  aumentamos a vigilância redobrando a conscientização dos alunos e moradores da comunidade de Areado,  promovendo ações educativas a fim de evitar esta doença grave combatendo possíveis focos do Aedes aegypti.  
Estamos trabalhando as ações: leituras e vídeos sobre a doença, elaboração de textos educativos, pesquisas na internet das causas, proliferação e medidas sanitárias para a profilaxia, criação de desenhos sobre esta temática, bem como aula de campo para conscientização da população local  com distribuição dos panfletos enviados pela Prefeitura e outros, na perspectiva da destruição de possíveis focos do mosquito.
            A E. E. Arlindo Porto leva os conhecimentos adquiridos sobre a dengue além dos muros da escola, fazendo sua parte no combate continuo da dengue. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário